Antes de iniciar qualquer escavação é necessário identificar e classificar o material a ser escavado. Como vimos no post anterior deste blog, existem 3 categorias de escavação, levando-se em conta o tipo de solo e material escavado.
A terra que se retira de uma escavação fica solta e passa a ocupar mais espaço. Conhecido como empolamento, esse fenômeno é expresso em porcentagem. Ao se escavar 1 m3 de solo ele aumenta para 1,3 m3, o empolamento é de 30% e deve ser observado ao se planejar uma obra pois irá influenciar na produtividade, transporte e no orçamento como um todo.
O oposto do empolamento é a contração, neste caso, a terra ocupa menos volume quando compactada, sendo o volume final inferior ao volume ocupado antes do corte. Este valor também é expresso em porcentagem e deve ser considerado para executar um aterro, por exemplo. Neste caso, para executar um aterro com 1 m3, será preciso mais que 1 m3 de terra.
Calculando o volume de escavação:
Os volumes de terra que serão transportados de cortes ou para aterros serão sempre diferentes dos medidos pela topografia, portanto é preciso considerar o empolamento do material escavado para encontrar o volume a ser transportado. Confira a seguir como calcular o volume de escavação:
Em uma obra, o serviço de topografia mediu uma escavação de 50 m3 de terra. Precisamos descobrir o volume de terra solta para definir o transporte através da seguinte fórmula:
Vs = Vc (1 + E), onde:
Vs – volume de terra solta
Vc = volume medido no corte
E = empolamento.
Neste exemplo, vamos considerar que a terra é comum, com taxa de empolamento de 25%. Para realizar a conta, transforme a porcentagem em 0,25. Logo:
Vs = 50 (1 + 0,25)
Vs = 50 x 1,25
Volume de terra solta = 62,5 m3
Portanto, depois da escavação, o volume de terra, que era de 50 m3 no corte, aumentará para 62,5 m3.
Para se calcular o volume da contração, que ocorre quando o volume final é inferior ao que havia no corte, considerando que 1 m3 de solo, medido no corte, contrai para 0,9 m3 no aterro após compactação.Para saber quanto de terra será necessário cortar para fazer um aterro com 50 m3 – considerando redução volumétrica de 10% – vamos utilizar a seguinte fórmula:
Vc = Va/C – Onde:
Vc = Volume de terra medido no corte
Va = Volume compactado no aterro
C = Contração (se a redução volumétrica é de 10%, a contração é de 90%) Aplicando a fórmula, lembre-se de mudar a porcentagem. Assim: 90% = 0,90. Portanto:
Vc = 50/0,90
Vc = 55,55 m3
Portanto, para fazer um aterro com volume final de 50 m³ é necessário escavar 55,55 m3 e transportar 69,4 m3 de terra.
Neste post sobre volume de escavação observamos como calcular o volume de uma escavação e sua influência na produtividade, transporte e orçamento de uma obra.
Aqui na Demolidora Solum, somos capazes de empreender uma vasta gama de serviços devido a nossa experiência e nossa mão de obra altamente qualificada. Nossos controles rigorosos, métodos de trabalho e equipamentos modernos, nos permitem executar obras de forma segura e eficiente. Seja qual for seu projeto, temos o equipamento e experiência para realizar seu trabalho no prazo, dentro do orçamento e, o mais importante, com segurança!