Como evitar deslizamento de terra – cuidados e prevenções

deslizamento de terra

Os deslizamentos de terra em encostas e morros urbanos ocorrem com frequência em regiões de vulnerabilidade social, principalmente em locais que não são vistoriados pela prefeitura com certa frequência. Estes incidentes são alarmantes para a população, pois coloca em risco, além da propriedade, a vida de muitas pessoas que vivem em zona de risco. Com isso, é preciso ficar atento aos principais sinais de deslizamento, visto que a entrada de água no solo desestabiliza as encostas, formando fendas e ocasionando a destruição de casas que também estão abaixo.

Com isso, algumas atitudes prévias podem prevenir e impedir esses acontecimentos. Por isso, saiba o que fazer para diminuir o risco e como se comportar em casos de deslizamentos.

Plante e não destrua a vegetação das encostas

Medidas simples podem ser tomadas pela própria ação cidadã coletiva. Plantas com raízes maiores, gramas e capins ajudam na fixação do solo. Por isso, em morros e encostas, não plante bananeiras e outras plantas de raízes curtas, porque as raízes dessas árvores não fixam o solo e aumentam os riscos de deslizamentos. Além disso, não faça cortes nos terrenos de encostas sem licença da Prefeitura, pois isso pode agravar a declividade dos morros.

Construa canaletas para impedir o fluxo de água no solo

Se houver água correndo nas encostas, solicite através da Prefeitura, empresas especializadas que possam construir canaletas ou outros tipos de cerco na região. Além disso, não amontoe sujeira e lixo em lugares inclinados, porque eles entopem a saída de água. Embora este hábito seja erroneamente comum, não jogue lixo em vias públicas ou barreiras, pois corrobora para o entupimento de vias e aumenta o perigo de deslizamento.

Atenção aos primeiros sinais de perigo

Além das pequenas medidas listadas acima, observe no terreno se árvores, postes ou muros estão com alguma inclinação anormal. Veja se há rachaduras, trincas ou saliências no chão ou nas paredes. Verifique também se o local tem água mais barrenta que o normal, pois ela pode ter algum cano com vazamento.

Por fim, ao maior sinal de perigo e urgência, saia imediatamente do local, procure abrigo em lugares sem perigo de deslizamento e Informe a Defesa Civil, ligando para o 199. Todo cuidado é pouco quando se trata de prevenir desastres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *