Desmonte de rocha com argamassa expansiva

Desmonte de rocha com argamassa expansiva

O desmonte de rocha com argamassa ou desmonte de rocha a frio é uma opção quando não é possível utilizar explosivos para fazer a demolição de rochas. Um dos modos mais procurados para demolição e corte dessas rochas é por meio de argamassa expansiva.

Esse procedimento demanda mão de obra qualificada e pode ser usado na mineração e corte de rocha, desmonte de rocha, escavação das fundações, nivelamento de superfícies e tem ótima aplicação para fragmentar concreto.

A argamassa expansiva é um agente demolidor não explosivo, a base de cal virgem que, misturado com uma porcentagem adequada de água provoca uma reação química de alto poder e enorme tensão expansiva, superior a 7.000 toneladas por metro quadrado, suficientes para demolir todo tipo de rocha ou concreto, onde a resistência máxima de uma rocha varia de 1.500 a 3.000 toneladas por metro quadrado.

Além de ser financeiramente viável, a argamassa expansiva para desmonte de rocha é um método seguro, fácil de usar, não é inflamável e não há limitação para o armazenamento, transporte e uso. Esse procedimento é considerado benéfico e ecológico, pois, ao se expandir nas paredes do furo, provocando fraturas no material sem causar explosões, não gera ruídos, não emite gases tóxicos e não lança fragmentos, causando assim, menor impacto ao meio ambiente.

A argamassa expansiva pode ser utilizada em temperatura ambiente, sendo que há dois tipos de produtos: o tipo 1, para temperaturas mais baixas, e o tipo 2, para locais mais frios. Se o clima estiver com mais de 30ºC, é necessário que a temperatura da água da mistura da argamassa seja inferior à 15ºC. É recomendável seguir todas as instruções do fabricante.
Veja a seguir as etapas do processo de desmonte de rocha com argamassa:

1. Furo na rocha

Utiliza-se um martelete com perfurador, com brocas de 32 mm com comprimento suficiente para fazer o furo na profundidade desejada nas rochas. A partir do diâmetro da broca, define-se a distância entre furos, conforme proposta do fornecedor do material. Por exemplo, para um diâmetro de 32 mm, o espaçamento entre furos pode ser de, no máximo, 20 cm.

2. Injeção de argamassa
Com o auxílio de um funil, deve-se injetar a argamassa, já preparada, nos furos até que ele seja todo preenchido.

3. Ação do produto
O produto leva em torno de 24 horas para reagir e fissurar a rocha, conforme indicação do fabricante.

4. Desmonte de rocha
A rocha começa a se fragmentar em vários pedaços grandes e será necessário utilizar um martelo rompedor para demolir os pedaços de rocha até que sejam possíveis de serem carregados, ou utilizar uma escavadeira com martelo rompedor, mini-escavadeira ou retroescavadeira.

Algumas recomendações são necessárias para o êxito da técnica, como por exemplo, se houver água nos furos que receberão a argamassa, o material deve ser encapsulado, pois a água altera a proporção da mistura e pode inibir as reações químicas. É importante também contratar uma empresa com experiência comprovada no manuseio da solução, sabendo que a aplicação errada fará a argamassa não reagir.

A Demolidora Solum é uma empresa especializada, que trabalha para promover soluções em demolição com profissionais qualificados, buscando sempre atender as necessidades e cronogramas de seus clientes de forma ágil, exclusiva e segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *