Dia do Engenheiro Civil

Dia do engenheiro civil

Foi durante a idade média e com as frequentes guerras que a Engenharia se tornou uma área de primordial importância. Os conhecimentos foram usados principalmente para fins militares, como construção de muralhas ao redor de cidade e fortalezas. Também foi nesse período que a Igreja era parte do Império e com isso houve o impulsionamento de catedrais.

Mesmo com alguns desvios de percurso da Engenharia Civil, em XVIII que começaram a surgir as primeiras escolas da área, com a fundação da École de Ponts et Chaussées, na França. No Brasil os primeiros passos da Engenharia se deu no período colonial com a construção de importantes prédios que sobreviveram ao tempo, como por exemplo as igrejas e fortes. Contudo, foi apenas em 1808 que a primeira escola de Engenharia Civil brasileira foi aberta.

O surgimento de outros tipos de construção foi sendo demandado e com isso vieram as especializações. Ter um conhecimento mais profundo sobre a àrea no qual ele tem mais afinidade e que gostaria de trabalhar.

O Mercado para Engenheiro Civil

Tendo em mente as 5 grandes áreas da Engenharia: estruturas, estradas e transportes, hidráulica e saneamento,geotecnia, materiais e construção civil; e tendo em vista que são essas as modalidades que ajudam a compor a base dos currículos das escolas de Engenharia Civil é visível que o campo de trabalho é vasto e está relacionado com a economia do país.

E vale lembrar que o Engenheiro Civil não apenas está presente ali na construção, mas podendo estar em escritórios da construção civil, indústrias, empresas construtoras, demolidoras ou mesmo serviço público, bancos de desenvolvimento e até investimentos. Porém não se pode esquecer que é uma área competitiva.

Para obter vantagens e chances no mercado de trabalho é necessário atualização constante, cursos de especialização, conhecimento em finanças, inglês e outras línguas.

Qual a importância do Engenheiro Civil na sociedade?

Como já foi falado, a Engenharia Civil abrange diversas áreas, ou seja, ela está presente em muito do que observamos ao nosso redor. Sem o papel do Engenheiro não seria possível o desenvolvimento e comunicação dos sistemas de energia, água e esgoto, A possibilidade de criação de uma cidade seria praticamente nula.

Se tem infraestrutura envolvida, existe um Engenheiro por trás. É dele a responsabilidade e o papel de trazer a segurança e o equilíbrio para o projeto.

Podem atuar tanto em elaborações de estudos, planos, projetos, construção e produção, gerenciamento, gestão, operação, manutenção. Em resumo, o engenheiro pode atuar em todas as fases e ciclos de produção.

É entendendo essa importância do Engenheiro Civil para a sociedade e para o crescimento nela com planejamento, boa execução e bom gerenciamento realizado por todos esses profissionais que desejamos neste maravilhoso dia, 11 de Dezembro, um Feliz dia do Engenheiro Civil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *