Especialização em Engenharia de Demolição

Especialização em Engenharia de Demolição

Brasil e a Engenharia de Demolição

No Brasil, a busca por um curso de capacitação, pelo profissional de Engenharia que procura se especializar na área de demolição, ainda é um tanto quanto complicada. Por motivos de quê até o momento não existem ainda um curso voltado para essa área, com isso o profissional acaba ou recorrendo à curso no exterior, principalmente os dos Estados Unidos, ou então conquistando sua experiência na prática.

Ter um profissional especializada a frente de uma demolição é entender que não é apenas chegar no terreno em que o projeto ocorrerá, mas identificar a importância de um projeto bem elaborado, detalhado, planejado e sendo coordenado por um profissional competente, que conheça os tipos de demolição, que busque sempre encontrar soluções melhores e mais acertadas para cada tipo de situação.

Acredita-se que apenas 40% de materiais de uma demolição seja reciclado no Brasil, enquanto que em outros país, que possuem um desenvolvimento maior na área de Engenharia de Demolição, esse número seja muito maior.

Reciclagem de Materiais

Com o crescimento da reciclagem de materiais, mudanças são inevitáveis com relação a forma como a engenharia de demolição precisa proceder. A busca por melhores formas de reaproveitamento desses materiais e quais procedimentos devem ser feitos de acordo com cada situação ou projeto específico precisam de alguém que saiba o que está fazendo e com o que está lidando.

Existem materiais, como é o caso de peças pré-fabricadas, que podem ser montadas e desmontadas em qualquer outro lugar e o cuidado com a peça para que ela se mantenha inteira quando em um tipo de demolição conhecida como desconstrução, que de forma manual busca fazer a retirada desses materiais para a reutilização posterior. Materiais em madeira, vidro e plástico também costumam ser muito utilizados para reciclagem.

Especializado-se

Alguns do motivos para que se busque uma especialização é a mudança que o mercado vem sofrendo, como vem crescendo a com a dificuldade da absorção dos profissionais, com uma especialização é possível se estar em um passo à frente de profissionais apenas com os conhecimentos adquiridos durante a graduação de Engenharia Civil.

Especializar-se na demolição é tão importante quanto a especialização na construção, são duas situações contrárias, mas em ambas é necessário pessoas que saibam do que estão fazendo.

Aqui na Demolidora Solum somos especialistas em demolição!
Venha conhecer nossos serviços ou caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *