Limpeza siderúrgica: como funciona esse serviço?

Limpeza siderúrgica como funciona esse serviço

Realizar a limpeza siderúrgica exige cuidados especiais e tecnologia apropriada para atingir seus objetivos.

Considerado de alto risco, esse tipo de trabalho deve ser realizado por profissionais experientes que conhecem as diversas situações e como se precaver de possíveis acidentes que podem ser fatais.

Para isso, são utilizados equipamentos apropriados para ambientes, onde a temperatura pode chegar a 1.500 °C.

A limpeza desses espaços é fundamental para garantir que as atividades desenvolvidas nas siderúrgicas e metalúrgicas alcancem os resultados esperados de forma segura e com um índice maior de produtividade.

Neste post apresentamos em detalhes como funciona o serviço de limpeza siderúrgica. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é uma limpeza siderúrgica?

A limpeza siderúrgica é a responsável pela manutenção dos diversos ambientes e equipamentos utilizados nesse tipo de indústria.

Nesse processo estão inclusos a limpeza de:

  • autoclaves,
  • sistema de refrigeração,
  • tubulações,
  • trocadores,
  • despoeiramento de aciarias.

Esses trabalhos, conforme já mencionado, exigem cuidados especiais e a utilização de tecnologia apropriada, uma vez que os riscos são altos e tarefas complexas precisam ser realizadas, tais como:

  • limpeza do forno de afinagem e seu orifício de saída,
  • demolições de materiais solidificados e refratários,
  • manipulação de escombros.

Nesses casos, robôs podem ser utilizados e controlados remotamente, onde a distância garante a segurança e as possibilidades de acesso desses equipamentos permitem serviços de alta qualidade, obtendo-se excelentes resultados.

Como a limpeza siderúrgica é feita?

A limpeza siderúrgica é realizada de forma automatizada, garantindo segurança e qualidade nos processos, onde são trabalhados dois tipos de materiais:

Materiais pastosos

Os materiais pastosos na limpeza siderúrgica são aqueles que necessitam da raspagem das paredes internas da panela para a retirada do material agregado ainda nesse estado físico, como é o caso da ferroliga.

O raspador evita que o material se solidifique e diminua o volume útil da panela, garantindo ao refratário boas condições de uso e evitando a formação de uma crosta endurecida.

Materiais endurecidos

No caso de limpeza de materiais endurecidos, são utilizados robôs de demolição para a retirada dos materiais agregados à parede que esteja nessa condição.

Essa tarefa permite a recuperação do volume útil do refratário, quando um equipamento é alinhado com a panela, determinando-se a camada que deseja-se atingir para que outros pontos não sejam afetados.

Conte com a Demolidora Solum!

Como você pode notar, os serviços de limpeza siderúrgica exigem conhecimento, experiência, equipamentos apropriados e profissionais qualificados para a obtenção de resultados de qualidade.

Por tratar de um serviço altamente especializado é mais que importante contar com uma empresa que conheça a operação e que possua experiência no mercado, bem como profissionais aptos para a realização dessa atividade.

A Demolidora Solum possui frota própria que simplifica e agiliza os processos logísticos para as tarefas de limpeza siderúrgica, contando ainda com equipe de manutenção que acompanha os trabalhos e realiza intervenções com agilidade no próprio ambiente onde os processos estão sendo realizados.

A visão e conscientização socioambiental da empresa garante a sustentabilidade dos trabalhos realizados, por meio de um planejamento estratégico de cada etapa dos serviços.

Esses cuidados preservam a segurança e a integridade física dos colaboradores e do meio ambiente, bem como garante um serviço de qualidade e, assim, a satisfação de todos os nossos clientes.

Agora que você já sabe como funciona a limpeza siderúrgica e os cuidados que precisam ser tomados para se obter sucesso nessa operação, contate a Demolidora Solum e conheça detalhes desse processo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *