O que é demolição controlada? Qual é o seu compromisso com a sustentabilidade?

Demolição Controlada | Demolidora Solum

No processo diário de uma obra, algumas práticas como demolição de estruturas antes de iniciar uma nova construção é corriqueiro e muitas vezes necessário. No entanto, contestando os comportamentos mais inadequados, a chamada demolição controlada surge como uma proposta eficiente e menos impactante em se tratando desse tipo de processo. Isso porque ela proporciona mais sustentabilidade para os trabalhos e para os envolvidos na obra, uma vez que detém riscos, evita danos e promove a reciclagem e um melhor gerenciamento de resíduos.

Normalmente, contrata-se a demolição controlada para grandes obras de áreas industriais, que estejam em operação, ampliação ou reforma. Além disso, locais considerados com certo grau de periculosidade e exigências, instalações hidráulicas e elétricas, viadutos e outras áreas que oferecem risco. Confira alguns benefícios da Demolição Controlada.

Destruição que gera menos impactos operacionais e ambientais

A principal vantagem desse tipo de demolição é justamente a forma mais adequada de não produzir destroços, poeiras e sujeiras. Ao contrário dos procedimentos convencionais que utilizam explosivos e maquinários de terraplanagem, por exemplo, o processo utiliza recursos que extinguem abalos e vibrações. Sendo assim, empresas que optam pela prática em suas obras geram menos ruídos, além da redução de resíduos. Com a demolição sob controle, o entulho pode ser separado e, inclusive, reaproveitado para outros fins.

Melhor relação de custo benefício

Este método de demolição garante, segundo especialistas da área civil, melhor relação de custo benefício em comparação aos outros procedimentos convencionais, pois alia várias formas de reaproveitamento em um só sistema. A economia financeira é relativa, pois depende da obra e da demanda. Porém, esse tipo de processo gera um menor impacto para o empreendimento, seja ele operacional, seja ele ambiental. O prazo de execução é imprevisto, pois, assim como em qualquer processo, depende do contexto da obra, mas normalmente ganha-se mais tempo.

Processos apropriados de demolição controlada

Algumas situações de risco exigem segurança no equipamento. Com isso, o controle, o tipo de manobra e as técnicas de demolição controlada ocorrem para o corte e a destruição do concreto, seja ele armado ou simples. O método varia conforme a situação, mas é especialmente pensando para gerar o menor impacto possível.

Por fim, é fundamental realizar uma consulta com um engenheiro projetista, para que o plano possa ser efetuado com as devidas especificações e haja um acompanhamento do serviço de perto para que o local seja limpo.

Agora que você já sabe que a demolição controlada gera menos impactos ao meio ambiente, além de proporcionar ganhos no processo em questões de redução de impactos, contate um de nossos profissionais para averiguar a situação da sua obra. Quem sabe não seja esta uma alternativa viável?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *