O que é Terraplenagem?

o que é terraplenagem

 

 

Terraplenagem, também conhecida popularmente como terraplanagem, é uma técnica da construção civil que tem como função modelar o relevo de um terreno. É por meio dessa técnica que é possível deixar um terreno com diferenças topográficas muito altas mais compacto e plano, tornando-o ideal para o início de uma construção.

Terraplenagem – Primeiros Passos

Para que esse processo seja concretizado de forma que se minimize os riscos, existem dados que precisam ser analisados de perto antes mesmo que a ação ocorra. Como cada terreno possui suas peculiaridades, é necessário cuidados como: qual é o tipo de solo, quais são as características do terreno, quais as cotas e níveis do terreno e isso sempre com o acompanhamento de uma pessoa especializada.

É por meio da identificação desses dados, feita durante a análise topográfica, que o Engenheiro encarregado poderá definir quais as melhores máquinas para o espaço, quais procedimentos e quais soluções serão necessárias para que o terreno fique de acordo com o que é preciso para a realização do projeto.

Métodos

A terraplanagem é uma técnica, contudo para cada tipo de situação existe um método ideal que pode ser utilizado, alguns desses métodos são:
1 – Escavações, que pode ser necessário caso os níveis do terreno esteja acima do que está previsto no projeto;
2 – Transporte e bota-fora de materiais, é ideal para quando não se vai utilizar a terra em excesso;
3 – Aterros, é quando se realiza a subida do nível de um terreno
4 – Reaterros, é quando a subida do nível de um terreno ocorre sem recorrer a material de empréstimo;
5 – Execução de platôs, é uma parte do terreno, o Platô é plano e possui níveis mais altos sendo amparada por taludes.

Como já foi visto, o processo é iniciado por meio da produção do projeto e juntamente com o planejamento, logo em seguida vem a aquisição dos documentos e autorizações, já que para toda e qualquer alteração da topografia original do terreno é necessário uma autorização prévia do projeto nos órgãos competentes. Com essas situações arranjadas o próximo passo é colocar em prática todo o planejamento.

Motivos para se fazer

Um dos motivos para que seja reservada uma atenção maior à Terraplenagem é por ser um processo que se não for feito pode acabar prejudicando o avanço para o próximo passo do projeto, outro motivo seria uma forma de evitar acidentes e problemas na construção causados pela não realização de uma terraplanagem. Afinal, uma construção é vista como algo para o longo prazo e devido a isso espera-se que problemas aos quais poderiam envolver o projeto sejam evitados, como um deslizamento de terra ou até mesmo erosão.

Busque sempre profissionais especializados, competentes e com experiência!
Venha conhecer serviços da Solum ou caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *