O desmonte de rochas, especialmente quando é necessário o uso de explosivos, precisa ser realizado com toda a segurança para evitar riscos de vidas, ameaças ao patrimônio e preservação do meio ambiente.
No entanto, é a maneira mais econômica, prática e rápida para se trabalhar visando abrir caminhos e possibilitar benefícios à população.
Acontece que a detonação assusta e causa preocupações, por isso, a existência de uma legislação própria, que apresenta exigências e garantias para que a operação não venha a causar danos às pessoas que residem próximas ao local a ser trabalhado.
Além disso, esse processo envolve também a segurança do trabalho e questões ambientais, logo, é fundamental o conhecimento técnico para que os processos sejam realizados atendendo a lei e com total segurança aos envolvidos.
Neste post apresentamos a legislação no processo de desmonte de rochas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é o desmonte de rochas?
Desmonte de rochas é o processo para a abertura de espaços no qual podem ser utilizados explosivos para se obter o melhor custo-benefício.
É bastante utilizado em:
- escavação para fundações,
- implantação de fundações,
- minas a céu aberto,
- pedreiras,
- abertura de trincheiras e valas,
- abertura de vias de comunicação.
Desmonte escultural
O desmonte escultural, também conhecido como detonação controlada, tem por objetivo apresentar um melhor aspecto estético após as explosões, fazendo com que a face fique regular e bem cortada.
Para obter esse resultado, a detonação é realizada em uma linha de furos paralelos e coplanares.
O controle da carga explosiva utilizada diminui as vibrações substancialmente e evita trincas no maciço rochoso.
Também pode ser realizado após o processo de escavação, através de uma detonação instantânea com cargas controladas, possibilitando o acabamento do rochedo.
Quais são as normas regulamentadoras do desmonte de rochas com explosivos?
Como já mencionado, existem normas regulamentadoras para o desmonte de rochas, trata-se da NRM-16.
Essas regras foram desenvolvidas e constam das Normas Regulamentadoras de Mineração, que visam estabelecer critérios e cuidados com transporte, manuseio e guarda de explosivos.
Na norma são tratados assuntos que garantem a segurança dos profissionais, população e meio ambiente, tais como:
- operações envolvendo explosivos e acessórios,
- detalhes da execução do plano de fogo, detonação e atividades correlatas,
- transporte dos explosivos e acessórios,
- condições de armazenagem,
- controle de estocagem e registro de movimentação,
- detalhamento do plano de fogo,
- critérios de segurança.
O plano de fogo é o projeto que contém as informações e descrições a respeito do desmonte de rochas com a utilização de explosivos.
Qual a importância de contar com uma equipe qualificada para o desmonte de rochas?
Diante de tantas exigências e adequações que precisam fazer parte nos processos de desmonte de rochas, é fundamental que uma equipe qualificada realize a operação.
É imprescindível que os trabalhos sejam realizados garantindo a preservação da vida, os cuidados com os patrimônios público e privado, atenção à conservação do meio ambiente e atendendo sob todos os aspectos a legislação vigente.
Essa combinação de exigências e o sucesso da operação depende de capacitação técnica e experiência na área.
Agora que você já conhece mais sobre o desmonte de rochas, conte com os serviços da Demolidora Solum, uma empresa especializada no assunto e que atende com segurança e eficiência as mais diversas necessidades do segmento!